18/08 - 19/08

11:00 - 14:00

-


O prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP foi projetado por João Batista Vilanova Artigas, um dos principais nomes da arquitetura moderna brasileira.

Professor quando a FAU ainda funcionava na antiga Vila Penteado, um casarão em Higienópolis, Vilanovas iniciou, em 1961, o projeto para o novo edifício da faculdade no campus universitário do Butantã, com a colaboração de Carlos Cascaldi.

As obras foram iniciadas em 1966 e concluídas em 1969. Para o projeto, Vilanovas utilizou suas concepções arquitetônicas do modernismo e como professor.

Sem divisões internas, o interior do prédio forma um grande vão, que é um dos pontos centrais da arquitetura modernista. Os sete pavimentos se interligam entre rampas alternadas, que dão uma sensação de continuidade.

O projeto traduz, além das concepções arquitetônicas de Vilanovas, sua proposta pedagógica, em um espírito de formação ampla, com espaços abertos para trocas, e locais de reunião, como o Salão Caramelo, no térreo, para o convívio social e posições políticas.

18 e 19 de Agosto

Visita guiada: sábado 14hs e domingo às 11hs
inscrições: : fau@usp.br
INFORMAMOS AINDA QUE AS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DAS VISITAS GUIADAS NO EDIFÍCIO VILANOVA ARTIGAS – FAUUSP SE ENCERRARÃO NA QUINTA-FEIRA, DIA 16/08, ÀS 18:00.

 

Localização

Carregando mapa ....
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – Edifício Vilanova Artigas – FAU-USP