19/08

13:30 - 17:00

-


O projeto do Museu do Ipiranga foi encomendado em 1884 ao engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, com objetivo de construir um edifício-monumento no local onde teria ocorrido o Grito do Ipiranga.

De estilo eclético, o projeto foi inspirado no modelo de palácio renascentista. Possui um corpo central e duas alas laterais. Os jardins foram criados em 1909, pelo paisagista belga Arsênio Puttemans, e depois reformulados em 1920.

Feito em alvenaria, a obra marcou o rompimento da cultura paulista com a técnica de taipa em pilão. A construção exigiu a contratação de mão de obra italiana, já que não havia à época trabalhadores familiarizados com a técnica de ornatos em São Paulo.

A distância dificultava o transporte e, por isso, foi criada a estação de trens do Ipiranga, na linha São Paulo Railway, nas proximidades do rio Tamanduateí. A partir dali os materiais subiam as colinas, provavelmente em carretas.

Em 1890, as obras foram dadas por encerradas, embora o projeto não estivesse completo. A inauguração foi celebrada no dia 15 de novembro daquele mesmo ano, no primeiro aniversário da República.

Foi ocupado, primeiro, pelo Museu de História Natural. Atualmente é sede do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo, que possui um acervo histórico mais de 125 mil itens.

19 de agosto
Visita guiada:  Domingo – 02 grupos de 25 pessoas cada – 13h30 às 15hs e a outra das 15h30 às 17hs

Localização

Carregando mapa ....
Museu do Ipiranga