19/08

11:00

-


Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini foram compositores que construíram um grande enredo sobre São Paulo, sobretudo por abordar as histórias do Centro, as transformações da cidade e o cotidiano da população.

Tanto se colocando na história, como descrevendo outros personagens, os músicos destacaram nas canções, grandes principais características da múltipla sociedade paulistana. Em 1955, por exemplo, Adoniran Barbosa compôs “Saudosa Maloca”, uma forte representação da música brasileira, que conta a história de quando os casarões e palacetes deram lugar às construções de edifícios. Composta em 1951, a canção “Ronda”, de Vanzolini mostra a busca de alguém na noite da cidade vagueando por vários bares.

Nesse momento, São Paulo contava com população menor que o Rio de Janeiro e crescia vertiginosamente com número de habitantes em torno de 3 milhões.

A reflexão que podemos fazer é que naquela época, a mão que fazia a demolição, também erguia prédios, ou seja, apagava memórias. O fato era uma consequência do poder econômico gerado pelo café, e diante disso, os artistas buscaram registrar o momento.

19 de Agosto – Domingo: 11h
Ponto de Saída: Posto de Informações Turísticas da Praça da Republica (Avenida Ipiranga)
Ponto de Chegada:
Inscrições: vera@passeiopaulistano.com
Vagas: 25
Resposável: Vera Lucia Dias

Localização

Carregando mapa ....
Saudosa cidade. O Centro de Adoniran e Vanzolini