Este ano, a Jornada do Patrimônio busca refletir sobre o diálogo dos bens culturais com o presente e o futuro da cidade, dentro do tema “Construindo Histórias”.

Esse tema foi dividido em sete eixos com programação especial neste ano: estudar, trabalhar, morar, comprar e vender, circular, passear e lembrar.

No eixo “Comprar e vender” serão exploradas as permanências e mudanças nas atividades comerciais dos paulistanos, desde a consolidação de áreas dedicadas a comércios especializados, como a zona cerealista, que segue até hoje com essa função, e a Santa Ifigênia (que surgiu com a indústria de cinema, a chamada Boca do Lixo), passando pelas galerias modernistas do centro novo até a construção de grandes shoppings centers.

PONTO FOCAL

O imóvel escolhido para representar o eixo “Comprar e vender” foi o antigo Mercado Municipal de Santo Amaro, que hoje abriga a Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça.

Além da exposição sobre o tema, com o fotos do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, o imóvel receberá o Duo instrumental Ricardo Farão e Nathan Viana.

O Duo irá interpretar um repertório variado de músicas instrumentais brasileiras, de compositores como Heitor Villa-lobos, Edmundo Villani-Cortês, Pixinginha e Jacques Ibert.

São Paulo concentrou atividades de comércio desde seu início, pois era um local de passagem por terra, trilhos e rios. De lá para cá a cidade cresceu e novas formas de comprar e vender se desenvolveram, como as galerias, ruas especializadas e os shoppings centers.

O roteiro “Rua José Paulino (1928-1980): indústria e comércio de moda” vai abordar a transformação dessa rua de um local de convivência das comunidades imigrantes, em 1928, até a formação do centro de moda popular, nos anos 1980.

A partir da década de 1950 se formaram novas formas de organização do comércio, como as galerias modernistas do Centro Novo. Além das visitas guiadas, roteiros e exposições haverá no Sesc 14 de Maio distribuição de roteiros autoguiados em forma de cartões destacáveis , desenvolvidos em parceria com o DPH. São roteiros que abordam o tema da Jornada e o do  eixo “comprar e vender” propõe uma visita às galerias modernistas do centro novo, passando pela Galeria do Rock, Galeria Metrópole e o antigo Mappin.

Outras atividades do eixo “Comprar e Vender”:

Imóveis
Edifício Copan
Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (antigo Mercado de Santo Amaro)

Memórias em Trânsito
Oscar no centro. No centro Oscar
Café e Cafeterias: São Paulo e sua sociedade no auge do período cafeeiro/Caminhos do
Triângulo
Rua José Paulino (1928-1980): indústria e comércio de moda/SP Safari

Palestras e Oficinas
FotoJornada do Patrimônio 2017 Construindo Histórias: Comprar e Vender

Exposição
Construindo Histórias – Comprar e Vender em São Paulo – Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça